Alimentação saudável a baixo custo
Nos últimos tempos têm-se notado um aumento constante do preço dos produtos alimentares.
Mas uma alimentação saudável não é nem tem de ser mais cara. O planeamento das refeições e uma boa gestão de compras são essenciais, sempre e nos dias atuais ainda mais. Cozinhar de forma mais eficiente e conservar os alimentos para não se deteriorarem são a chave.
Como planear?
Como comprar?
O processo de ir às compras é super importante. Não só para terem a certeza que compram com qualidade e o vosso dinheiro está bem gasto.
Os supermercados e as marcas sabem muito bem como induzir o consumidor a um maior consumo, é mesmo assim, e cabe-nos a nós treinar para comprar só o essencial.
Cozinhar
Preparar e cozinhar alimentos para a família pode ser difícil, mas rentabiliza o tempo futuro, ajuda a poupar dinheiro e a comer de forma saudável.
Algumas dicas importantes:
Cumprir a ementa que definiram para a semana.
Cozinhar em maior quantidade sempre que têm mais tempo, não só para o dia seguinte, mas para mais dias. Desde que fique bem armazenado não se estraga (guardar no frigorífico e evitar deixar a porta aberta durante muito tempo).
Começar as refeições com a sopa e por isso fazer uma panela grande para alguns dias. Se necessário congelar em doses individuais.
Apostar em pratos de tacho porque não só poupam tempo como rentabilizam as quantidades.
Fazer refeições vegetarianas, incluindo os ovos ou as leguminosas em vez da carne/peixe.
Reutilizar as sobras.
Reduzir o sal.
Conservar
Uma conservação adequada dos alimentos começa logo após as compras (não é para andar a passear a com as compras no carro. É comprar e guardar logo no congelador e frigorífico).
Depois de preparar as refeições conseguem manter os alimentos mais tempo sem perder a sua qualidade se forem bem conservados.
Espero que as vossas próximas idas às compras sejam mais eficientes em todos os sentidos: de tempo, de alimentos e financeiramente.