Páscoa saudável a baixo custo
Há uns tempos escrevi um post sobre alimentação saudável a baixo custo. E tendo em conta que nos estamos a aproximar das Páscoa e as refeições em família e em volta da mesa são comuns, lembrei-me de vos dar umas ideias para pouparem nesta refeição.
Almoço de Páscoa
Preparar o almoço de família não tem de ser difícil nem deixar de ser saudável. E ainda o podem tornar mais amigo da carteira!
Algumas sugestões:
Fazer em casa, em vez de comprar comida já feita.
Pensar nas tradições (o cabrito e leitão apesar de tradicionais podem não ser tão em conta. Podem escolher carnes mais acessíveis, como o peru ou o frango).
Definir uma ementa, ver promoções e comprar com antecedência.
Fazer quantidades de acordo com o número de pessoas. Não é preciso cozinhar para um batalhão e depois acabarem a desperdiçar comida.
Juntar verduras à tradicional bola de carnes (fica mais em conta e tudo).
Dividir o "mal pelas aldeias", algumas pessoas trazem entradas, outras sobremesas, bebidas… E também ajuda na gestão da organização.
Menos sobremesas doces e mais fruta.
Optar por fruta da época. Podem encontrar opções mais acessíveis em mercados e produtores locais.
Mais água, menos refrigerantes e menos bebidas alcoólicas.
Podem fazer águas aromatizadas com restos de cascas das frutas, hortelã, canela.
Presentes
Existe o hábito de padrinhos e madrinhas oferecerem um mimo na Páscoa. Tradicionalmente era um folar, que simboliza a fartura depois do período de jejum da Quaresma. Hoje em dia são amêndoas, ovos da Páscoa… a oferta é infindável.
É também uma forma de partilhar e mostrar às pessoas que gostamos delas. Mas e que tal este ano fazerem os vossos próprios presentes?
Na minha opinião, já sabem que os melhores presentes são os que se podem comer e feitos por nós ainda melhor sabem!! Partilho algumas sugestões convosco, espero que gostem.