Como fazer uma festa sustentável
Momentos de celebração, seja por que razão, são sempre um bom dia. Mas infelizmente muito associado a desperdício, alimentar e de produtos, certo?
Com certeza já sentiram que depois de um almoço de família existem algumas sobras e que existe sempre aquele familiar que leva um miminho para dar uma ajuda ou até mesmo o uso de pratos e talheres descartáveis. Já para não falar dos balões que nunca mais se usam…
Pois bem, hoje celebra-se Dia Internacional da Consciencialização sobre as Perdas e Desperdício Alimentares e por isso não existe melhor razão para vos dar umas ideias de como podem reduzir o desperdício nestes dias de festas.
Na organização
Escolher convites eletrônicos em vez de papel.
Se for uma festa em que entreguem presentes, podem sugerir no convite que os embrulhos sejam feitos com materiais reutilizáveis.
Confirmar o número de convidados antes de fazer compras
Definir as receitas a preparar e respetivas quantidades. Existe uma tendência para preparar comida para não faltar, o que faz todo o sentido, mas não é preciso fazer comida para um “batalhão“. Acima de tudo queremos evitar o desperdício alimentar.
Se tiverem aquele familiar expert a fazer uma receita e lhe pedirem uma mãozinha, relembrem as quantidades moderadas.
Evitar comprar pratos, taças, talheres e copos de plástico ou papel. Tentar reduzir é bem mais importante do que reutilizar.
Por isso a melhor opção é usarem os vossos utensílios de cozinha e depois lavar. Também podem pedir aos convidados para cada um trazer o seu (para um piquenique resulta super bem).
Podem marcar os copos para evitar deitar fora e voltar a pegar em um novo.
Guardanapos de pano sei que é mais difícil de aplicar numa festa (principalmente ao ar livre ou de muitos convidados) então podem optar pelos reutilizáveis.
Sobre as decorações (temáticas ou não) reinventem com coisas que tenham em casa ou peçam a familiares amigos. É possível ter uma festa com uma decoração gira e amiga do ambiente.
E na cozinha?
Organizar a comida para algumas pessoas não é tarefa fácil, mas um bom planeamento é o segredo (tal como no nosso dia-a-dia).
Tentar preparar o máximo de coisas e evitar comprar tudo feito. Normalmente fica mais dispendioso como implica mais embalagens.
Antes de comprar ver o que há na despensa e frigorífico, para evitar que se estrague.
Ir às compras sempre com a lista definida.
Fazer refeições vegetarianas, não só para variar e surpreender os convidados, mas muito porque são mais amigas do ambiente.
Optar por produtos locais e respeitando a sazonalidade.
Sempre que possível comprar a granel, assim sabem qual a quantidade certa do que querem o que vai evitar desperdício, bem como implica o uso de menos embalagens.
Levar os próprios sacos para as compras.
Armazenar os alimentos corretamente na dispensa: respeitar a regra do FIFO (First In, First Out) em que os produtos mais antigos ficam na frente e os mais recentes no fundo.
Bem como organizar tudo bem no frigorífico.
Utilizar o vinagre / limão para desinfectar em vez de produtos de limpeza que poluem mais as águas.
Optar por mais panos de trapos (feitos com restos de roupas, lençóis…) em vez do rolo de cozinha.
Aproveitar todas as partes dos alimentos, desde as polpas, caldos, cascas… nada se desperdiça. Se não é na receita que estão a fazer é em outra ou em último caso para um caldo.
Podem trocar o papel vegetal pelos tapetes de forno reutilizáveis. Ou pelo menos se o papel vegetal não ficar muito sujo, voltar a usar em outra receita.
Após a festa:
O apanhar os foguetes depois da festa é sempre a parte que custa mais. Mas tem de ser, não há como…
E mesmo nesta altura as nossas ações podem ajudar a reduzir o desperdício alimentar e ser mais ecológicas.
O objetivo é que não existam muitas sobras. E não porque se comeu demais, mas porque a comida foi suficiente.
Mesmo assim, se existirem, distribuir pelos convidados (a probabilidade de ficar com muita coisa em casa e de se estragar é maior do que se todos levarem um bocadinho).
Para guardar as sobras, utilizar caixas com tampa. Em vez das descartáveis e/ou da película aderente.
Etiquetas as caixas com o nome e data (principalmente se forem congelar, sabem o que é).
Reaproveitar as sobras para outras receitas, se já estiverem fartos de comer, ou congelar.
Sempre que possível fazer compostagem.
Escolher sacos do lixo biodegradáveis.
Sempre que possível usar a máquina de lavar loiça, uma vez que gasta menos água.
Reaproveitar o papel de embrulho e os laços de presentes. Seja para fazer embrulhos amigos do ambiente, para decorar alguma coisa, para forrar livros e não estragar a capa…
Se houver decoração na festa (balões e afins) guardar para uma festa futura ou dar a algum familiar/ amigo para uma festa dos mesmos.
Sabias que é possível tirar o hélio de balões com a ajuda de uma palhinha e depois basta voltarem a encher?