Rotulagem nutricional: Alegações nutricionais
Já partilhei por aqui algumas informações sobre rotulagem nutricional. Mais direcionado para a leitura da declaração nutricional e valores referência.
Então hoje venho falar-vos das alegações nutricionais que também “vendem muito” o produto alimentar.
Então o que são Alegações Nutricionais?
São qualquer mensagem ou representação que declara ou sugere que um alimento tem propriedades nutricionais benéficas específicas. Desde o valor calórico, a um nutriente/substâncias em maior ou menor quantidade, ou até a não ter de todo esse nutriente/substância.
Parece confuso, eu sei. Mas de forma mais prática é qualquer menção que venha no rótulo sobre o produto ter mais ou menos daquele nutriente ou ser zero/sem esse nutriente.
Como são definidas estas alegações nutricionais?
Claro que uma marca não pode achar que o seu produto é rico em proteína e escrever isso na embalagem. Seria uma grande loucura!
Existe um Regulamento Europeu (Regulamento (CE) N.º 1924/2006) que tem tudo isto definido, de forma a assegurar a proteção dos consumidores.
Estas regras aplicam-se desde a rotulagem, a comunicações comerciais e na publicidade dos alimentos.
Para além das alegações nutricionais existem também as de saúde, que neste caso surgem que o produto tenha uma relação com alguma condição de saúde pelos ingredientes que o constituem.
Vamos lá então perceber isto das alegações de forma concreta: