Dia Mundial da Alimentação
Hoje celebra-se o Dia Mundial da Alimentação e não podia deixar passar em branco. Ainda para mais porque o tema deste ano é “Right to foods for a better life and a better future “.
Este tema vem realçar o fosso entre o exagero de alimentos produzidos (muitos mais do que a população mundial) e a fome, que continua a existir. Estima-se que 733 milhões de pessoas passem fome, muito derivado a desastres climáticos, conflitos, guerras e diferenças económicas. Ter acesso a alimentos é um bem essencial, tal como o acesso ao ar e a água!
Para além do objetivo de terminar com a fome no mundo, existe ainda o objetivo de reduzir a desnutrição. E não pensem que isto só acontece a pessoas que vivem em países menos desenvolvidos.
Mesmo ao nosso lado o risco de desnutrição acontece! Pessoas que tenham menor capacidade financeira acabam a comprar alimentos que possam ser menos saudáveis, ou seja, mais ricos em gorduras saturadas, açúcar e sal e menos ricos em fibras, proteína, vitaminas, minerais e antioxidantes.
Então e o que é uma alimentação saudável?
A nossa querida Roda dos Alimentos. Já foi há uns anos na escola e por isso é que nem todos se lembram bem, mas vale sempre a pena relembrar:
Consumo elevado de hortícolas (saladas, legumes, sopas) e fruta.
Apostar em cereais integrais ricos em fibra.
Moderar o consumo de proteína animal (carne, peixe, ovo) e apostar também na proteína vegetal (leguminosas).
Reduzir a quantidade de gordura, principalmente saturada (de alimentos processados, frituras e gorduras de origem animal).
Escolher a água como bebida de preferência.
Moderar o sal e apostar em ervas aromáticas e especiarias.
Apostar nos alimentos da época e na compra local.
Ter tempo para estar à mesa mas também saber se ativo.
Lembrem-se então que a alimentação saudável é muito mais do que a dieta A, B ou C. A educação alimentar é fundamental, para que todos possam aprender sobre o que é uma alimentação saudável e conseguir aplica-lá a si e aos seus.
Mais informações:
Home | World Food Day | Food and Agriculture Organization of the United Nations (fao.org)