Como ser equilibrado num buffet
Chegar a um buffet de almoço/ jantar e não sair a rebolar pode ser difícil, quer-se experimentar de tudo e acaba-se a comer demais, não sendo necessário.
Estes últimos dias de férias tenho tido buffet em algumas das refeições e por isso partilho as dicas que aplico:
Primeiro que tudo o pensamento é que se sei que vou ter um jantar incluído e dali a umas horas, não preciso de comer por dois ao almoço.
Dou uma volta ao buffet para ver o que há e o que me pode interessar para experimentar.
Começo a refeição sempre com uma sopa e/ou salada. Para assegurar um bom aporte de fibra, com menos calorias, e ainda uma boa dose de vitaminas e antioxidantes.
Escolho uma boa proteína para também me saciar e acompanho na mesmo com verduras. Tenho variado mais peixe e a carne grelhados, apesar de também já ter experimentado comidas de tacho, mas como são mais condimentadas, não me caem tão bem.
Acabo por não incluir tanto arroz ou massa no prato, a não ser a banana assada que amo, porque tenho provado mais regularmente um docinho de sobremesa e por isso tento não abusar.
Sobre as sobremesas, há sempre fruta, até porque a papaia e o ananás aqui são incríveis! E depois de toda a oferta de sobremesas vejo se alguma vale a pena e escolho uma. Nestes buffets as sobremesas nem sempre são incríveis, por isso não há necessidade de comer por comer.
Por exemplo no outro dia foi salame de chocolate, que adoro, claro que comi e ainda repeti! Mas não foi preciso comer todas as sobremesas!
Resumindo e concluindo, o principal pensamento a ter em refeições buffet é que não precisam de enfardar (desculpem-me a expressão) mas até acho um exagero a oferta de comida, tendo em conta que existem pessoas com fome.
E segundo, saibam fazer as vossas escolhas, para que continuem a ser saudáveis, mas também possam experimentar algo diferente.