Param para comer?

Um tema que tem vindo a ser abordado em quase todas as consultas é a correria do dia. Com o trabalho, a vida pessoal, todas as demandas… o dia deveria ter 48h!

Mas o que também passa a ser feito a correr são as refeições e isso não é nada bom. Acabam por não se sentir tão saciados e provavelmente irão acabar a comer mais, mas também não têm um momento de pausa do trabalho que vos ajude na gestão do stress e do cansaço.

Por isso partilho algumas estratégias que vos podem ajudar a parar para comer:

Respeitar o horário da refeição

Se têm 30/60minutos para almoçar porque têm de “engolir” a comida em 5 minutos? Já para não falar que é um tempo vosso por direito e comer mais rápido para trabalhar não significa que o resto do dia seja mais produtivo.

Desta forma, “fechem” a vossa agenda para as refeições e aproveitem aquela pausa.

Não comer e fazer outras coisas ao mesmo tempo

No seguimento de tirarem um tempo para a refeição, significa que não devem estar a comer e a trabalhar ao mesmo tempo. E em paralelo, não estar a fazer scroll no telemóvel.

Acabam a não ficar tão saciados porque estão focados em outras coisas que não a refeição.

Sentarem-se à mesa

Quando estão mais descansados à mesa ao jantar, a refeição sabe-vos bem melhor certo? Então devem fazê-lo para as outras refeições. Criar uma rotina na hora do almoço e jantar é importante.

Evitem também estar de pé, no sofá ou no mesmo local onde trabalham.

Pousar os talheres

É uma excelente estratégia para comerem mais devagar e naturalmente mastigar melhor os alimentos

Saborear a refeição 

Mastigar bem os alimentos é fundamental para facilitar a digestão. Por isso tenham tempo e tirem o máximo prazer da refeição. Sim, porque comer é também uma forma de ter prazer.

Resumindo, tudo isto, sempre que possível (porque todos temos dias corridos) tirem o tempo para as vossas refeições, não só porque contribui para a saciedade mas também porque vos ajuda a “desligar” um pouco da loucura do dia.

Anterior
Anterior

Dia Mundial da Alimentação

Próximo
Próximo

O que é uma refeição saudável?