Dicas e truques para que cozinhar hortícolas seja ainda mais fácil

Algumas vezes em consulta dizem-me que têm alguma dificuldade em incluir hortícolas na alimentação. Que demora tempo a arranjar, que não têm ideias, que os mais novos não gostam…

Este post serve para tornar a inclusão de verduras na alimentação mais fácil. A preparação é muitooo importante, mas é fácil na mesma!

Arranjar e cozinhar em quantidade

Lá em casa somos muito adeptos de preparar algumas refeições para a semana. E os legumes não são exceção.

No dia em que chega o cabaz (sei previamente o dia e organizo-me para isso), preparo logo uma grande panela de sopa e um tabuleiro de legumes para assar.

Mas também lavo e arranjo logo os restantes, para que durante a semana não perca esse tempo e assim seja só cozinhar. Quando sei que não vou usar os legumes restantes também os lavo e congelo já cortados. Assim vou ter sempre legumes congelados prontos a usar para quando os dias são mais corridos.

 

Fazer sopa na panela de pressão

Demora muito menos tempo que na panela normal e ainda preserva as vitaminas e minerais dos legumes.

Recomendo também não adicionarem muita água antes de cozinhar os legumes, mas sim no momento de triturar. Assim conseguem, uma textura incrível de creme.

 

Cozer os legumes ao vapor

Existem uns cestos para se cozer ao vapor. Falo dos legumes, mas na verdade pode ser qualquer alimento. E estando a usar uma panela para cozer / estufar algo e ao mesmo tempo cozer os legumes ao vapor é do melhor. Dois em um certo?

 

Os assados ficam incríveis

Sou fã número 1 de legumes assados no forno. Na verdade, não há nenhum legume que não goste assim. E se no inverno sabe bem porque estão quentinhos, no verão podem comer-se frios incluídos numa salada.

São muito simples de preparar e podem fazer-se em quantidade para a semana: basta cortar os legumes em cubos, temperar com ervas a gosto (coentros, salsa, orégãos, pimenta, piri-piri, curcuma…), um fio de azeite e vinho branco ou sumo de limão. É só levar ao forno a cozinhar e ir mexendo.

 

Os congelados são uma boa opção

Arranjar e preparar legumes demora algum tempo é verdade. E no meio da correria do dia-a-dia, nem sempre é possível, por isso é que preparar em quantidade é uma ótima opção.

Mesmo assim podem ter sempre umas embalagens de legumes congelados de compra. Depois basta colocar um fio de azeite na frigideira e temperar com umas ervas e está pronto. É mesmo super rápido.

 

Quais os cuidados a ter com legumes de compra?

Devem certificar-se que na lista de ingredientes só constam mesmo os legumes. Sem azeite ou outras gorduras adicionas, sem sal e temperos.

 

Aproveitar a água das cozeduras

A água em que os legumes são cozinhados está cheia de vitaminas e minerais e por isso NUNCA devem deitar fora. Já para não falar que queremos poupar água também.

Podem usar esta água para fazer sopa ou juntar a um caldo de legumes.

Anterior
Anterior

Dia Mundial da Segurança dos Alimentos

Próximo
Próximo

Dia Internacional sem Dieta