A refeição pré treino

Quem é que nunca se sentiu perdido com o comer antes do treino? E quanto tempo antes? E se fico maldisposto?

Neste post esclareço todas as dúvidas!

Primeiro que tudo vamos perceber qual a importância desta refeição. Serve para preparar o corpo e a mente do atleta para o esforço físico, para além de ser importante para um melhor rendimento.

Podemos considerar que vai desde 1 a 6 h antes do treino. Mas em muitos casos o seu planeamento vai desde o dia anterior (principalmente em provas de atletas de alto rendimento).

 

Os atletas frequentemente descobrem um conjunto de alimentos favoritos para comer durante as horas que antecedem a competição, que não só proporcionam energia extra durante a prova, como também os fazem sentir-se ‘bem’, acalmando a fome e tranquilizando o estômago, sendo cómodos e práticos.

Naturalmente existe aqui uma resposta individual. Primeiro não gostamos todos do mesmo, nem respondemos da mesma forma a certos alimentos. Por isso é sempre importante perceber o que funciona para cada um de nós e não “comer igual ao amigo porque ele tem o corpo ideal ou o melhor rendimento.” Nós somos únicos!

 

Esta refeição deve ser rica em hidratos de carbono, alguma proteína e pobre em gordura. A hidratação é igualmente importante.

Cinco opções para dar energia antes do treino:

  • Fruta

  • Frutas desidratadas

  • Barra de cereais

  • Pão com compota ou marmelada ou queijo magro

  • Tostas simples com queijo magro

Ainda sobre a hidratação é de realçar que não são só os minutos antes, mas sim as horas e dias antes.

É de evitar ingestão de leite ou iogurtes imediatamente antes ou durante o treino. São de difícil digestão e podem causar algum desconforto gástrico.

Anterior
Anterior

O que é a Síndrome dos Ovários Policísticos?

Próximo
Próximo

Este ano o Natal vai ser mais saudável!