Dia Mundial da Atividade Física
Hoje, dia 6 de abril, celebra-se o Dia Mundial da Atividade Física.
Combater o sedentarismo é de extrema importância, principalmente nos dias de hoje que as crianças e jovens são cada vez mais sedentárias. Mas na verdade os adultos também.
Estimativas globais indicam que 27,5% dos adultos e 81% dos adolescentes não aderem às recomendações da Organização Mundial de Saúde de 2010 para atividade física.
Benefícios da atividade física
Como costumo dizer a atividade física é boa para o corpo e para a mente e não há maior verdade:
Fator protetor e preventivo de doenças não transmissíveis como doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e ainda alguns tipos de cancro.
Importante para a saúde mental, tanto na prevenção e tratamento da depressão e ansiedade, como na prevenção da perda cognitiva.
Gestão da composição corporal e do peso. Quer queiramos quer não, praticar desporto ajuda no controlo da nossa composição corporal e em resultado no peso. Porque contribuiu para o ganho de massa muscular.
Este ganho de massa muscular é fundamental em todas as fases da vida, porque contribuirá para que nas idades mais avançadas (idosos) exista boa coordenação, equilíbrio e menor probabilidade de fratura óssea uma vez que o músculo envolve os nossos ossos.
Recomendações para a atividade física
Recomendações para crianças e adolescentes (5-17 anos)
Nesta faixa etária o comportamento sedentário está associado a um aumento da gordura corporal, a um redução da saúde cardiovascular, menor duração do sono e do comportamento social.
O exercício físico deve ser estimulado pelos educadores, também como forma de convívio e aprendizagem.
Recomendações adulto (18-64 anos):
O sedentarismo nos adultos está associada a um maior risco de morte por doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e cancro.
É importante que o exercício comece de forma gradual e se aumente a frequência, intensidade e duração ao longo do tempo.
Recomendações idoso (> 65 anos):
Tal como nos adultos, a prática de atividade física na idade avançada é importante. Devem também começar de forma progressiva e adaptada às suas capacidades funcionais e nível de aptidão.
Uma forma de promover a atividade dos mais velhos é passar algum tempo em família, com as crianças e jovens.
Todas as pessoas ganham com ser fisicamente ativas. Desde crianças a velhos, passando por grávidas e pessoas com mobilidade reduzida. Só precisa de ser adaptada a cada um e daí ser muito importante consultar um profissional de exercício.
Podem ser feitas pequenas coisas ao longo do dia que nos ajudem a combater o sedentarismo.
Lembrem-se, qualquer atividade física é melhor que nenhuma.
Fonte: Recomendações da OMS para atividade física e comportamento sedentário