Madeira em 3 dias

Visitar a ilha da Madeira já estava nos planos. Há 3 anos bem tentei, mas o São Pedro não ajudou e o avião voltou para casa. Este ano era “O ANO”! E depois, COVID…

Mas como se costuma dizer, há terceira é de vez!!

Foi uma viagem de 3 dias super preenchida mas feliz. ADOREI CADA SEGUNDO! E por isso quero partilhar com vocês.

IMG_4711.JPG

Dia 1 - Funchal

Comecei bem cedo a visitar o Mercado dos Lavradores. Repleto de bancas de frutas, legumes e o famoso maracujá! Podem provar os vários tipos e comprar alguns para comer durante a viagem (comprei um de cada e trouxe para casa para a família experimentar). É das minhas frutas preferidas.

No centro do Funchal parei no Parque de Santa Catarina para um passeio e beber a famosa cerveja coral no café do parque.

Segui caminho para a zona antiga do Funchal, onde as portas pintadas animam as ruas e no culminam no Forte de São Tiago.

Apanhei o Teleférico até ao Monte da Nossa Senhora do Monte, para visitar a Igreja e ver a maravilhosa vista da ilha. Podem descer novamente de teleférico ou apanhar boleia nos famosos carros de cesto.

A tarde continuou para visitar o Miradouro do Pico do Areeiro. O segundo pico mais alto da ilha da Madeira, situado a 1818, literalmente acima das nuvens.

Na descida do Pico é obrigatório parar no Abrigo do Pastor para descansar, conversar e beber poncha.

Para ver o pôr do sol o sítio ideal é o Cristo Rei da Ponta do Garajau.

O primeiro dia terminou a comer a famosa espetada Madeirense no Restaurante Santo António. A carne é cozinhada em paus de loureiro e acompanhada de milho frito (nunca tinha comido nada igual) e salada claro.

Dia 2 - Porto Moniz, Seixal e Cabo Girão

Nada melhor que começar o dia a ir ver uma vista incrível. A Madeira tem paisagens de outro mundo. Subi à Encumeada, com um caminho entre um misto de sol e nuvens!

Desci para Porto Moniz, com uma passagem pelo Paul da Serra. Se tiverem tempo desçam as levadas, tive muita pena de não ter disponibilidade. É um trilho muito bonito.

Em Porto Moniz existem as famosas piscinas naturais. Podem visitar duas piscinas, aconselho as duas para mergulharem na água fria que é o oceano. Vale muito muito a pena! Para mim estas piscinas são das melhores belezas da ilha formadas por lava vulcânica.

O almoço foi pela zona para comer o típico filete de peixe espada com banana grelhada e legumes. Parece esquisito, mas o sabor agridoce é incrível!

A praia de areia preta mais famosa da ilha é no Seixal. E já que levaram o fato de banho, aproveitam para um mergulho.

Segui viagem até São Vicente, mas sem primeiro passar para ver a cascata do Véu da Noiva.

Em São Vicente há que passear nas ruelas e se tiverem tempo visitar as grutas.

Continuei viagem até Serra de Água e é obrigatório parar na Tasquinha da Poncha para provar a especialidade: poncha!

O destino final do dia foi o miradouro do Cabo Girão. Com uma plataforma suspensa em vidro pode provocar uma vista vertiginosa. Mas que vale muito muito a pena!

Terminei o dia a jantar no centro do Funchal no Restaurante Lá ao Fundo.

Dia 3 - Ponta de Sol e Costa Este

O último dia não poderia ter sido melhor. É incrível como na mesma ilha as paisagens podem ser tão diferentes!

Comecei a visitar a Eira do Serrado e o Miradouro do Curral das Freiras. Com tanta paz e tranquilidade.

Desci até à Ponta do Sol e é obrigatório parar para tomar banho na Cascata do Anjo.

A caminho da Ponta de São Lourenço visitei a marina e o centro da vila de Machico. E ainda a Prainha do Caniçal.

Na Ponta de São Lourenço o idela é fazer o trilho até ao farol.

Visitar as casas típicas de Santana não pode faltar. São muito amorosas e com comércio local. Ainda em Santana visitei a Quinta do Furão para apreciar a vista a beber um chá.

No caminho de volta, um mergulho na Praia do Faial é ideal para refrescar. Mergulhar com o mar a entrar pela praia é lindo.

O dia terminou a visitar a vila de Santa Cruz e Praia das Palmeiras. O melhor sítio da ilha para ver os aviões a aterrar na pista. Antes da viagem, de volta, um almoço tardio para comer o famoso prego especial na Taberna do Petisco e passear na marginal perto da praia.

IMG_4124.JPG
Anterior
Anterior

De volta à escola, ao trabalho e às marmitas…

Próximo
Próximo

Lancheira em dias de praia