O que é uma refeição saudável?
Hoje muito se fala sobre o que se deve ou não deve comer. Com hidratos, sem hidratos, gorduras boas, proteína a toda a hora… muitas vezes fica confuso certo? Então vamos lá esclarecer!
Primeiro é importante perceber que uma alimentação saudável é aquela que vai de encontro aos pressupostos da roda dos alimentos:
Completa: Comer os alimentos de todos os grupos da roda dos alimentos e beber água diariamente.
Equilibrada: Comer maior quantidade de alimentos pertencentes aos grupos de maior dimensão e menor quantidade dos que se encontram nos grupos de menor dimensão.
Variada: Variar dentro de cada grupo e comer alimentos diferentes dentro de cada um, respeitando sempre a sazonalidade.
Ainda confusos? Bem, a roda dos alimentos é a “grande figura” que nos indica como orientar o nosso dia alimentar. Agora posso especificar um pouco mais, explicando que as nossas refeições devem ser constituídas por todos os macronutrientes, ou seja, hidratos de carbono, proteínas e gorduras.
Hidratos de carbono: São a principal fonte de energia do nosso organismo (como se fossem a gasolina do carro). Eles são essenciais para todas as atividades do dia-a-dia, o nosso rendimento cognitivo, o treino…
Agora é importante apostar em hidratos de carbono complexos, ricos em fibra e menos em menos açúcar, contribuindo também para a nossa saciedade.
Proteínas: Têm uma função construtora (crescimento e manutenção óssea, muscular; constituem hormonas e enzimas…). Para além de que contribuem imenso para a saciedade.
Gorduras: São o nutriente com mair valor energético, sendo também por isso a reserva de energia do nosso corpo e contribuem para a nossa temperatura corporal. Agora também são importantes para a satisfação e estabilidade hormonal.
Por isso, em vez de tirarem alimentos do vosso prato, acrescentem, para que fique mais rico, mais saciante, mais saboroso e mais bonito!
E que tal agora? Espero que tenham ficado mais esclarecidos.