Vamos falar sobre o açaí?

Não sei se já ouviram falar desta super fruta, mas como parece que as bowl e gelados de açaí estão de novo na moda (ainda bem que eu adoro hehe) e nunca há uma bela sem senão, quero que façam escolhas alimentares informados!

Então o açaí é uma fruta da região amazónica, muito rica em antioxidantes, como as antiocianinas, e vitaminas C e E. Fornece alguns hidratos de carbono e por isso é também muito interessante como pré treino.

Sabiam que nesta região o açaí é consumido com a comida? Com a tapioca, peixe, camarão… é usado em tudo!

É uma fruta muito frágil e por isso é que chega até nós na forma congelada ou liofilizada e não fresca.


Já deu para perceber que é uma fruta bem interessante, mas há dois cuidados que devem ter: 

  • Qual o tipo de açaí congelado

    Como esta fruta não é nada doce, normalmente adicionam açúcar à polpa congelada, por isso vejam sempre a lista de ingredientes quando compram no supermercado. Se comerem um gelado ou bowl já pronta, não se vai saber portanto tirem o máximo de prazer e equilibrem a frequência.

    Sobre os adoçantes, sim as versões que normalmente não tem açúcar podem ter adoçantes adicionados, devendo haver equilíbrio no consumo. Mas também não estou à espera que comam gelado assim todos os dias…

    Também podem utilizar a versão liofilizada (em pó) e adicionar ao iogurte ou fazer um gelado em casa.

Exemplo de um açaí com açúcar adicionado

Exemplo de um açaí sem açúcar adicionado

 
  • Devem também ser inteligentes nos toppings que adicionam

    Pois é, a típica fruta, granola, frutos secos, mel, leite condensado e por aí em diante… é tudo muito bom e muito calórico também.

    Podem sim usar alguns destes toppings, mas equilibrem as quantidades. Por exemplo eu gosto de adicionar a fruta e a granola ou frutos secos, mas para ter algum aporte proteico como com iogurte natural magro sem açúcar ou leite em pó magro.

Anterior
Anterior

Como equilíbrio a alimentação em viagens

Próximo
Próximo

7 dicas para uma alimentação sustentável