As marmitas para esta semana

Comer de forma saudável não é um bicho de sete cabeças. Vem muito da organização das nossas refeições e é isso mesmo que hoje quero partilhar convosco, como me organizei e já adiantei marmitas para a semana.

Tive um fim de semana com trabalho e restante tempo off (para descansar) e por isso não adiantei as refeições como de costume. Mas não desleixei no planeamento.

Ontem cheguei a casa, vi o que tinha no congelador e tirei logo para fora o que queria cozinhar hoje. Para além disso escrevi logo a lista destas refeições e de outras que iria cozinhar.

Tive um dia corrido de consultas e reuniões, mas entre uma coisa e outra, fui adiantando aqui e acolá. Utilizei um processador de alimentos para cozinhar a caldeirada de peixe (assim não corri o risco de queimar nada) e ao fim do dia, liguei o forno para cozinhar o restante.

Sopa de coentros

Sopa é algo que nunca falha cá em casa, é rápido de fazer e uma bomba nutricional.

Hoje não precisei de fazer porque ainda tenho uma sobra da semana passada, mas partilho convosco as quantidades: 1 cebola, 1 brócolo, 2 curgetes, 1 mão de coentros picados, 600ml de água, 1 colher de sopa de azeite, Sal q.b.

E foi toda passada para dar menos trabalho.

 

Abóbora de inverno

Adoro abóbora assada e quando a abóbora é boa, fica mesmo docinha e em combinação com o salgado da restante refeição é das minhas combinações preferidas.

É uma receita que acompanha bem uma carne de forno ou um estufado de leguminosas.

Depois de cortar a abóbora ao meio e tirar as sementes, cortem em tiras finas (podem cortar até ao fim, ou não, como eu fiz, para a manter unida).

Regar com um fio de azeite e polvilhar com raspa de laranja e especiarias (pimentas, canela, gengibre).

Levar ao forno a 180ºC durante 30 minutos (até ficar bem assada).

No momento de servir polvilhar com furtos secos picados (noz, pistáchios, passas) e um fio de mel.

 

Caldeirada de peixe

Uma receita que rende sempre e uma alternativa fácil para cozinharem peixe.

Num tacho dar uma entaladela a 1 cebola e 2 dentes de alhos picados, 1/4 pimento verde e 1/4 pimento vermelho cortado em cubos, com um fio de azeite.

Dispor 4 postas de peixe por cima, 3 batatas cortadas em rodelas, 2 tomates em rodelas e 1/4 do pimento verde e vermelho cortados em tiras.

Por cima, adicionar 3 batatas sem casca, cortadas às rodelas, 1 folha de louro e uma pitada de piripiri.

Regar tudo com 1 copo de vinho branco e 1 copo de água.

Deixar cozinhar em lume brando.

 

Peixe assado com legumes

Cá em casa costumo fazer com alguma regularidade peixe assado no forno, porque para além de gostar, acaba sempre por ficar mais saboroso para comer nos dias seguintes.

A base desta receita é sempre a mesma (peixe com legumes por cima, temperado com azeite, vinho branco, mistura de pimentas e ervas aromáticas e uns coentros frescos, se possível).

O que vai variando são os legumes, de acordo com o que tenho. Desta vez usei cebola em rodelas, pimento vermelho e couve pack choi.

 

Peru assado no forno

Para finalizar as receitas de forno um pedaço de peru muito fácil de fazer.

Temperar com um fio de azeite, vinho branco, paprika fumada, alecrim e sal. Podem deixar um tempo a marinar, para a carne apurar sabores e ficar mais tenra.

Depois é só cozinhar no forno a 180ºC. Podem ir virando para cozinhar bem de ambos os lados.

Podem acompanhar esta carne com a abóbora assada, legumes salteados, uma salada, arroz, batata assada… O que gostarem e vos for mais conveniente. Não se esqueçam é dos legumes!

Espero com isto inspirar-vos a umas refeições saudáveis, mas também a preparem as vossas refeições antecipadamente.

Estas doses são ajustadas à malta cá de casa e claro que durante a semana vou precisar de fazer mais uma panela de sopa, uns legumes e mais qualquer coisa. Mas assim a maioria da “dor de cabeça” ficou despachada.

Anterior
Anterior

Panquecas de maçã recheadas

Próximo
Próximo

Lotus overnight oats