Wrap de espetadas de tofu teriaki
O intuito desta receita foi fazer algo diferente com o tofu. Costumo comer com alguma regularidade, porque gosto bastante, mas também porque é super prático de preparar.
Neste caso, quis ir buscar uns sabores menos típicos portugueses. Cá por casa gostaram, espero que vocês também.
Entretanto, se quiserem perceber melhor o que é o tofu, podem passar por esta publicação.
E sobre o molho teriaki, na verdade nunca tinha comprado, só mesmo provado quando comia fora. Mas decidi dar uma opção a uma versão sem açúcar.
Preparação:
Preparei uma marinada com o tofu de véspera para ganhar sabor. Se não tiverem este tempo podem preparar 1h antes, aproximadamente.
Para remover o excesso de água do tofu, espalmar entre 2 folhas de papel vegetal. Até podem colocar algo em cima para fazer pressão.
Depois cortar em cubos e preparar a tal marinada: basta adicionar azeite, sumo de limão, sal, caril, pimenta e piripiri. Deixar no frigorífico tapado se quiserem fazer a marinada de véspera.
Na altura de preparar as espetadas, basta intervalar com o tofu e tiras de cebola.
Podem temperar com um fio do molho teriaki e levar ao forno a 180ºC ou se não forem ligar o forno grelhar num chapa / frigideira anti-aderente. Até ficarem tostadinhos.
Enquanto o tofu cozinha podem preparar o wrap: para ficar crocante tostar numa frigideira (não precisa de gordura) ou na torradeira. Só o efeito do calor é suficiente.
Quando forem comer é só barrar o queijo e adicionar o tofu. Se quiserem podem ainda regar com sumo de limão e ajustar o teriaki ao vosso gosto.
Podem ainda acompanhar com uma salada ou legumes salteados a gosto.
Notas:
Se não tiverem os paus para as espetadas podem fazer a receita na mesma e grelhar os cubos de tofu diretamente.
Se quiserem podem substituir o queijo cottage por outro queijo de barrar magro, queijo fresco ou triângulos de queijo.