As marmitas para a próxima semana

Quem já por aqui anda há algum tempo sabe que sou adepta da “meals prep”. Nada de muito elaborado, mas sim organizado e planeado, para que existam refeições prontas a comer durante a semana.
Que dão um jeitão em dias de almoço corrido e quando o dia de trabalho é longo. É menos uma dor de cabeça!

Partilho com vocês o que preparei para vos dar umas ideias.

Peixe ao sal com legumes

Esta é umas das formas que mais gosto de comer peixe em casa, fica parecido ao peixe grelhado, sem o cheiro (que para quem vive num apartamento é um tópico importante).

Para além disso é muito simples de cozinhar: basta cobrirem por baixo e por cima o peixe inteiro com sal grosso, com cuidado para não entrar sal na barriga se tiverem tirado as tripas. Depois é só levar ao forno a 180ºC durante 30-40 minutos.

Depois de cozinhado, tirem o sal com a ajuda de uma faca (basta bater e vai saltando) e claro que não se come a pele porque está cheia de sal.

Para acompanhar e já que liguei o forno assei legumes (cenoura, pimento, bimbis e curgete), com um fio de azeite, sumo de limão, mistura de pimentas e ervas aromáticas.

 

Rolo de peru com legumes na airfrayer

Com carne picada podemos fazer muitas receitas e um rolo é sempre uma alternativa que rende e dá pouco trabalho.

Este foi recheado com espinafres, cogumelos e tomate. Comecei por saltear todos estes legumes numa frigideira com um fio de azeite.

Deixar arrefecer um pouco antes de rechear a carne, que foi temperada com sal, mistura de pimentas e curcuma em pó.

Para fazer o rolo, basta estender a carne sob uma folha de papel vegetal e dispor os legumes no meio. Depois é enrolar sobre um lado e sobre o outro com a ajuda do papel.

Para cozinhar, temperei o rolo com um fio de azeite e vinho branco, e foi ao forno a 180ºC, aproximadamente 20 minutos.

 

Schnitzel de beringela

Como cá por casa se comem muitos legumes, cozinhar a mais é sempre importante. E para ser diferente decidi fazer este “panado” de beringela.

Cortar a beringela ao alto, para fazer o formato do schnitzel. Levar ao forno uns minutos para desidratar e tirar o excesso de água (10 minutos a 180ºC).

No entretanto, juntar 3 colheres de flocos de levedura nutricional, 3 colheres de sopa de linhaça moída, mistura de pimentas, ervas aromáticas e coentros.

Depois é só preparar o schnitzel como se fosse um panado: passar num ovo batido e depois na mistura anterior. Levar ao forno ou airfrayer durante 10 minutos a 180ºC (podem virar a meio do tempo para ter a certeza que está bem crocante dos dois lados).

E para acompanhar com húmus fica top!!

Notas:

Se quiserem podem usar como acompanhamento de um prato de carne, ovos ou até incluir leguminosas e cereais e ter um prato totalmente vegano!

Se não tiverem levedura nutricional podem fazer com mistura de sementes e/ou pão ralado.

 

Bolo de banana

Ter uma opção já pronta para variar os lanches é maravilhoso. E por isso gosto de fazer os bolos de fruta ou panquecas, para ir comendo.

É também uma alternativa para aproveitar fruta mais madura e evitar o desperdício.

Ora então para este bolo só precisam de bater 3 ovos com 1/2 chávena de chá de óleo e 3 bananas maduras. Depois adicionar 2 chávenas de farinha de aveia, 1/2 chávena de farinha de trigo, canela a gosto e 1 colher de chá de fermento.

Levar ao forno a 180ºC durante durante uns 40 minutos (até não vir massa agarrada ao palito).

Anterior
Anterior

6 marmitas rápidas, para quando não têm almoço

Próximo
Próximo

Lotus ice cream